BEM VINDOS À POESIA


terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

EVENTUAL

Ser professora eventual não é fácil. Estudei anos para me formar, deixei muitas coisas que me davam prazer para aprender e apreender conteúdos e assim, passar adiante conhecimento e sabedoria.
Mas, nos primeiros dias como professora descobrimos que o preconceito existe e temos que ser fortes, ásperas, arrogantes. Não podemos ser gentil, amorosas e alegres, pois como disse uma mestra muito especial:
"Os alunos veem aulas com professora eventual, como aulas vagas".
Se não tivermos firmeza em nossos propósitos, tudo vira bagunça. Então me vem à cabeça uma frase que li, não sei bem o autor, mas é mais ou menos assim:
"Você finge que aprende e eu que ensino".
Realmente, não é isso que quero pra mim. Eu gosto de sentir-me útil e só me dá prazer e alegria ensinar e perceber que minhas exposições orais, minhas explicações, minhas atividades contribuem para fazer dos meus alunos pessoas melhores, mais cultas e capazes. E que saiam da escola prontos para novos estudos ou trabalho.
Está é minha meta. Espero conseguir.

Um comentário:

  1. Su,
    o importante é não interiorizar essa palavra. Somos mais efetivos que quem pega as aulas, afinal, quando eles faltam, nós estamos lá...
    para suprir as necessidades dos alunos...
    Não vamos deixar essa cultura da "aula livre" tomar conta das nossas pessoas,
    eu não finjo não, minha vida né real, quando entro na sala, sempre tenho algo a mostrar aos meus alunos,
    a diferença, é como faço isso. Procuro um jeito diferente, uma forma, uma outra dinâmica...mas sempre acabam gostando da aula, sempre saio me sentindo útil (é claro que existem exceções), mas na maioria das vezes, há uma troca...

    Pensas como eu,
    fico feliz porque eu faço a difrença onde estou e você aí onde está...
    sempre nessa força...Não desista!
    Beijo Su...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

THANKS

Thank you for visiting ...
come back soon!...